Conteúdo

Sobre o Portal

Os  portais de noticias nacional  são acessados diariamente por milhões de usuários, entretanto,  uma parte significativa da população  fica alijada do acesso as informações digitais pelo fato de aspectos relacionados a acessibilidade não serem considerados no desenvolvimento dessas tecnologias.

Com o objetivo de contribuir para o acesso DIGITAL de usuários com deficiência, foi idealizado o projeto A1br.org que tem como objetivo acessibilizar os conteúdos disponíveis nos principais portais de notícias nacional. O Portal A1br.org possui um mecanismo que possibilita fazer uma varredura nos grandes portais de notícias e "capturar" os conteúdos principais tornando o portal limpo e acessível e facilitando assim a sua leitura principalmente por Pessoas com deficiência visual e intelectual.

 

E
ste projeto tem financiamento do CNPQ e está sendo desenvolvido pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, por meio do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia – ACESSAR em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará – PRODEPA.

 

N
esta primeira versão o acesso pode ser feito em diferentes plataformas tais como WIndows, Linux, Mac OS e em diferentes navegadores tais como Internet Explorer, Mozilla, Chrome, Safari e etc. É possível também o acesso por meio de dispositivos de saída de dados como Notebook, Smartphone e Tablets. No caso especifico das pessoas com deficiência visual, o sistema está preparado para ser utilizado por diferentes leitores de tela como NVDA, Jaws, Virtual Vision, Dosvox entre outros.

Nesta primeira fase está sendo disponibilizado somente as notícias do portal G1 nas categorias, Últimas notícias, Mundo, Brasil, Pará, Entretenimento e Esportes; nas versões seguintes o usuário poderá escolher sua fonte de notícia (G1, UOL, IG, etc.) individualmente ou conjuntamente. O sistema tem a possibilidade de automaticamente reconhecer a região em que o usuário se encontra e carregar as noticias.

Pesquisadores e equipe de desenvolvimento:

 

Contato: a1br.org@gmail.com